CDU - Conselho de Desenvolvimento de Umuarama - PR

PLANEJAMENTO

Prefeitura e CDU avançam na discussão do projeto Umuarama 2050

Umuarama 2050: Prefeitura e CDU debatem projeto de desenvolvimento em reunião.

Prefeitura e CDU avançam na discussão do projeto Umuarama 2050

Na manhã de quarta-feira (7), o prefeito Celso Pozzobom convocou uma reunião extraordinária do Conselho de Desenvolvimento de Umuarama (CDU), comandada pelo secretário municipal de Indústria, Comércio e Inovação, Junior Ceranto, e pelo presidente da entidade, Valcir Simão. O Anfiteatro Haruyo Setogutte foi o cenário onde empresários, políticos e representantes da sociedade e entidades se reuniram para analisar o projeto 'Plano de Desenvolvimento Umuarama 2050'.

Pozzobom inaugurou o evento reiterando a importância de gestores visionários que não apenas pensam em alternativas para o desenvolvimento futuro de um município, mas que também elaboram e implementam projetos para garantir prosperidade e oportunidades para todos os cidadãos. "O projeto que vocês conhecerão hoje visa moldar Umuarama daqui a exatos 26 anos. E será desenvolvido pela respeitada Fundação Dom Cabral, uma das principais entidades brasileiras em planejamento estratégico", afirmou.

Junior Ceranto, que recentemente esteve em Minas Gerais com o presidente do CDU, destacou a atuação da Dom Cabral em projetos estruturantes para diversas instituições, incluindo Anatel, Receita Federal, Governo do Paraná, Anvisa e Ministério da Infraestrutura. "O Plano de Desenvolvimento Umuarama 2050 terá início em março e está previsto para ser concluído em agosto. Será um documento abrangente, com medidas a curto, médio e longo prazo para potencializar o desenvolvimento de nossa cidade, apresentando diretrizes para estabelecer metas e objetivos reais", explicou.

Simão salientou que o documento será amplo e orientará as ações dos agentes e gestores de Umuarama. "A participação ativa da sociedade é crucial, por isso, todos serão convidados a expressar suas opiniões e ideias sobre o futuro da cidade, que já começamos a construir desde agora", observou. A Fundação Dom Cabral, exclusivamente, desenvolverá um sistema utilizando inteligência artificial para coletar a opinião dos moradores de Umuarama. "Além disso, realizarão visitas, encontros, reuniões e estudos científicos e sociais para estruturar o documento a ser entregue à administração municipal. Estamos, sem dúvida, vivenciando um momento crucial para a cidade", destacou Junior Ceranto.