O Conselho de Desenvolvimento de Umuarama (CDU) realizou, na manhã de terça-feira (11), sua 5ª reunião geral ordinária nas dependências do Sicoob Arenito – Administrativo. A reunião contou com a presença do presidente do CDU, Valcir Simão; do vice-presidente, Luciano Souto; do secretário Christian Pellacani; do executivo do conselho, Sérgio Vercezi Filho; e demais membros da sociedade civil e representantes de instituições de ensino e entidades locais.
Na pauta, foram discutidas ações estratégicas voltadas à revisão do Plano Diretor Municipal, com destaque para a nova versão das áreas de ponderação dos bairros e o cronograma das audiências públicas, que contarão com a cooperação técnica do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Unipar e Unialfa. O presidente deu início à reunião com uma saudação ao Pavilhão Nacional, passando em seguida a palavra ao executivo do conselho.
Durante sua fala, Sérgio Vercezi destacou a importância das áreas de ponderação como ferramenta para diagnóstico regionalizado, permitindo ao poder público avaliar com mais precisão as necessidades de cada setor da cidade. Apresentou ainda a proposta “A visão do futuro da nossa cidade”, fundamentada no Plano de Desenvolvimento Umuarama 2050. A iniciativa busca consolidar Umuarama como uma cidade inteligente, tecnológica, economicamente viável e com qualidade de vida, sob o lema: “Umuarama, onde o mundo faz negócios”.
Outro ponto de destaque foi a apresentação conduzida pelo Fábio Martiollida mostrando a Landing Page do Plano Diretor , criada com layout intuitivo e acessível, desenvolvida pela empresa Hertz. O material publicitário da revisão traz o lema “Umuarama é a sua casa, participe da construção dela” e será amplamente divulgado com o uso de QR codes e mídias digitais. Com apoio do IBGE e do sistema “Geomais” da Prefeitura, foram identificadas 188 bairros no município, dentro das areas de ponderação, com dados em tempo real como número de habitantes, nível de escolaridade e número de domicílios, entre outros indicadores.
Em resposta a dúvidas do plenário, o executivo esclareceu que dados sobre áreas de parque não são computados pelo IBGE por se tratarem de zonas não habitadas, mas que serão contempladas no Plano Diretor, inclusive com a previsão de criação de novos “parques verdes”. Já os dados sobre animais domésticos também foram cobrados e deverão ser buscados em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
A reunião também trouxe a prestação de contas da campanha “Fica Leão 2025”, com apresentação conduzida por Francisco Bocchi. Segundo ele, o projeto, iniciado na gestão do ex-presidente Barreto e mantido pela atual presidência, tem apresentado crescimento anual, embora o município ainda esteja longe de atingir todo o seu potencial de arrecadação. Neste ano, os recursos foram bem equilibrados entre as áreas de atendimento a idosos e crianças.
Um dos momentos mais emocionantes da reunião foi o depoimento da senhora Lígia, representante da ASSUMU, que exibiu um vídeo mostrando como os R$ 27 mil recebidos pela campanha foram fundamentais para reestruturar a cozinha da associação, projeto aguardado havia mais de cinco anos.
Ainda na reunião, foi anunciada a aprovação do Regulamento e do Plano de Ação do Fundo Municipal de Desenvolvimento (FMD), que já conta com saldo inicial de R$ 50 mil, destinados à estruturação do próprio CDU, à realização de eventos e à promoção de pesquisa e desenvolvimento.
Na parte final da reunião, foi aprovada a ata da reunião anterior, com apenas uma abstenção, e anunciada oficialmente a equipe da Secretaria de Aceleração Econômica, composta por Sérgio Vercezi Filho (secretário), Bianca Regina T. Fernandes, Nelson Vitor de S. Oliveira (assessores) e Fábio Cesar de Melo Santana (estagiário). O presidente também agradeceu a presença do representante da ACIU, sr. Michel Furlan.
Encerrando os trabalhos, Valcir Simão reforçou que o processo de revisão do Plano Diretor será amplamente participativo, democrático e transparente, convocando a população para contribuir nas audiências públicas e acompanhar os desdobramentos do plano. A próxima reunião do CDU está marcada para a segunda quarta-feira do mês de julho.